Guia EVO 2016 - Street Fighter V


Como alguns sabem, a Evolution Championship Series, ou EVO, é o maior palco para os Fighting Games do mundo e acontece em julho. A série existe com esse nome desde 2002 e vem sempre crescendo tanto em número de jogadores quanto de espectadores, chegando a 228.776 visualizações nas finais de Street Fighter IV ano passado. Com os jogos que participam do evento sempre mudando, às vezes você se vê assistindo um jogo que não conhece muito e não tem a menor ideia do que está acontecendo.

O objetivo desta série é informar o básico sobre todos os jogos que participam da EVO este ano de maneira semanal, para que você não fique perdido.

O guia de hoje cobrirá  o jogo mais popular da EVO, Street Fighter V, que já conta com mais de 3.000 inscritos desde fevereiro e promete quebrar todos os recordes da competição.

Sobre o jogo
Street Fighter V (SFV) é a mais nova adição à já consagrada franquia de jogos de luta da Capcom e foi lançado em fevereiro para o PC e PlayStation 4. Apesar de ter vendas um pouco fracas, o jogo tem feito um sucesso enorme na cena competitiva tendo eventos grandes praticamente toda semana. Atualmente o jogo conta com 18 lutadores entre alguns clássicos como Ryu e Chun-Li e outros novos como Laura e F.A.N.G. e terá pelo menos mais quatro novos lutadores a serem lançados como DLC. Ao contrário do Street Fighter clássico (II) e do Ultra IV até certo ponto, o SFV é um jogo mais ofensivo muito focado no neutro e sem combos infinitos ou longos demais, além de ser muito bem balanceado.

Neste jogo há duas barras disponíveis aos jogadores, a barra V e a barra de Super Combo. A primeira se enche quando o personagem leva dano ou usa uma V-Skill, que é um golpe que todos os personagens têm o seu próprio, e pode ter duas ou três barrinhas dependendo do personagem. Quando uma das barrinhas se enche o personagem pode usá-la para realizar um V-Reversal, que funciona como um counter e pode ser usado para escapar de pressão do oponente. Já se a barra se encher completamente pode-se ativar o V-Trigger, que pode ser um power-up por um tempo limitado ou um ataque especial dependendo do personagem.

A outra é a barra de Super Combo, que tem três barrinhas e se enche ao dar e receber dano. Com uma barrinha pode-se realizar um EX Special, que é uma versão dos especiais do personagem com algumas propriedades diferentes como ser mais rápido ou ter um range maior. Já se o jogador conseguir encher as três barrinhas ele pode fazer uma Critical Art, os famosos Supers como o Shinku Hadoken do Ryu. Ao contrário da barra V, esta permanece cheia, ou vazia, entre os Rounds, fazendo da administração da barra, tanto a sua quanto a do seu oponente, uma parte importannte do jogo.

Além das barras de recurso há uma amarela abaixo da vida dos personagens, esta é a barra de stun. Sempre que um personagem recebe um golpe a barra se enche um pouco e se ele ficar sem receber dano ela se esvazia, se a barra se encher o personagem fica em stun, ou seja fica alguns segundos paralizado sem poder fazer nenhuma ação, criando uma ótima oportunidade para o oponente encaixar um combo e finalizar a partida.

O jogo tem um esquema de controle de seis botões, três para socos e três para chutes, e comandos, como meia lua soco, para especiais. A maioria dos grandes jogadores utilizam os Arcade Sticks, por estarem mais acostumados ou por preferência, mas ainda há jogadores que conseguem boas colocações com outros controles, como RB SnakeEyez, que utiliza o Pad (controle normal), e RB Luffy, que levou a EVO 2014 utilizando um controle de PS1.



Campeonatos importantes
Este fim de semana (28-29) ocorrerá o Combo Breaker, que fará parte do ranking para a Capcom Pro Tour (CPT) e contará com a presençade EG Justin Wong, PG FilipinoChamp, Liquid NuckeDu entre outros grandes jogadores. Junho terá como preparatória para a EVO o Dreamhack Summer e CEO 2016. Depois de julho, quando será a EVO, terão vários campeonatos classificatórios e para o ranking da CPT para preparar a Capcom Cup no fim do ano. Já no Brasil, ainda teremos três eventos da CPT que ainda não foram anunciados, então fiquem de olho aqui no N-Party para saberem mais sobre eles.


Jogadores para ficar de olho
O jogadore que está dominando agora é EG Justin Wong, que não é jogado para a losers bracket a mais de um mês, apesar de ter alguns sets apertados com PG Filipino Champ e FOX Julio Fuentes. Antes de se classificar para a Capcom Cup, RZR Infiltration estava tendo ótimas performances, e mesmo após seu intervalo promete continuar na mesma forma. Aqui no Brasil não temos muitos grandes nomes no Street Fighter V ainda, além do RobKOF que teve uma boa performance na CACOMP Arena Jam este ano, então contamos com os jogadores que se deram bem no SFIV, como Keoma que teve um ótima performance ano passado se classificando para a Capcom Cup aqui no Brasil sobre o Haitani e manteve o nível conseguindo chegar no ao top 8 na CapCup. Mas ele não é o único nome, como este vídeo mostra bem.



Para os novos jogadores
Apesar do jogo ter sido lançado sem muitos modos para conseguir pegar o começo da CPT, a Capcom já se desculpou e prometeu um modo história para chegar de graça para o jogo. Até lá o jogo já conta com o modo training e o online para você treinar, e se você achar que já chegou num nível bom e tiver em São Paulo, a WW Arcade organiza alguns campeonatos semanais para se preparar melhor para os campeonatos da CPT que vão rolar aqui.

Isso conclui a edição dessa semana do guia, fique de olho semana que vem para o próximo e se quiser ver as edições anteriores você pode clicar aqui.

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