Guia EVO 2016 - Super Smash Bros. 4


Como alguns sabem, a Evolution Championship Series, ou EVO, é o maior palco para os Fighting Games do mundo e acontece em julho. A série existe com esse nome desde 2002 e vem sempre crescendo tanto em número de jogadores quanto de espectadores, chegando a 228.776 visualizações nas finais de Street Fighter IV ano passado. Com os jogos que participam do evento sempre mudando, às vezes você se vê assistindo um jogo que não conhece muito e não tem a menor ideia do que está acontecendo.

O objetivo desta série é informar o básico sobre todos os jogos que participam da EVO este ano de maneira semanal, para que você não fique perdido.

O jogo de hoje é Super Smash Bros. 4, um dos jogos mais populares do lineup deste ano.

Sobre o jogo
Super Smash Bros. nasceu em 1999 como um party game desenvolvido pela HAL Laboratory no Nintendo 64. O jogo foi bem recebido pelas críticas e pelo público, tendo mais de 5 milhões de cópias vendidas. Porém não demorou muito para as pessoas levarem o jogo mais a sério e transformarem ele em um dos jogos de luta mais populares. 15 anos depois do original, Super Smash Bros. 4 foi lançado para o 3DS em outubro e para o WiiU em novembro de 2014. O jogo conta com 58 personagens jogáveis, contando com alguns personagens icônicos como Mario, Pac-Man e Sonic, e outros menos conhecidos como Lucas.

A fórmula do jogo é bem conhecida por todos, use ataques normais e especiais para dar dano, que é mostrado como porcentagem, em seu oponente, quanto mais porcentagem o personagem tiver, mais longe ele será mandado ao levar um ataque e quando levar um ataque forte o suficiente para ele sair da tela ele morre. Simples certo? Bom, nem tanto. Quando um personagem é lançado no ar ele pode segurar uma direção específica para cada golpe para mudar sua trajetória e sobreviver por mais tempo. Isso é chamado de Directional Influence (DI) e Vectoring e também podem ser usados para escapar de combos. Você pode aprender mais sobre isso neste vídeo.

Ao decorrer da série foi diminuído o hitstun, que é o tempo que um personagem fica sem poder agir após receber um golpe, o que pode ser visto claramente quando se compara uma partida de Smash 64 com Smash 4, o que transformou o Smash 4 um jogo com poucos combos e muito baseado no neutro, que é quando os dois personagens estão se espaçando e tentando acertar o oponente.

O Smash 4 é o primeiro jogo coberto por esta série em que as fases influenciam, e muito, nas partidas. Há alguns personagens que preferem fases com mais plataformas, como Battlefield e outros que preferem fases mais retas, como Final Destination, e cada uma tem seu próprio tamanho de blastzone, que é o 'fim da fase', onde o personagem morre. As fases disponíveis podem mudar de evento para evento, mas para escolher qual fase será jogada os dois jogadores banem as fases que lhe desfavorecem até sobrar uma. Este processo pode ser um pouco diferente dependendo do evento também.

Por causa disso muitas fases não são permitidas em campeonatos, ou por ter algo que interaja com os jogadores, como as transformações de Kalos Pokémon League, ou que permitam que os jogadores fujam e vivam até altíssimas porcentagens, como Palutena's Temple. Itens também não são usados nas partidas. Então se você planejava ir para a EVO e ganhar jogando pokébolas em Great Cave Offensive, tenho más notícias para você...



Campeonatos importantes
O próximo grande campeonato internacional que acontecerá será esse fim de semana (20-22) no Canadá, o Get On My Level. Antes da EVO também acontecerão os eventos Combo Breaker, entre os dias 27 e 29 de maio e CEO 2016, entre os dias 24 e 26 de junho, ambos nos Estados Unidos e contarão com grandes nomes do jogo. Agora se você quer campeonatos aqui no Brasil, este fim de semana (21-22) acontecerá o Smash Legacy em São Paulo e no dia 28 de maio rola o Smash Ring no Rio de Janeiro. E entre os dias 26 e 28 de agosto acontecerá o Astra, o maior campeonato Latino Americano de Smash, que contará com os melhores jogadores latinos.

Foto por Robert Paul (@TempusRob)

Jogadores para ficar de olho O grande campeão deste jogo é TSM Zero, que além de ser o campeão da EVO 2015 tinha uma sequência de 54 vitórias até ficar em segundo lugar no MLG World Finals, e depois continuou só ganhando. Quem levou a vitória sobre o Zero foi Liquid Nairo que tem conseguido ótimas colocações ultimamente. Aqui no Brasil temos o Player 7, que era conhecido como o Zero brasileiro pois ganhava todos os eventos que participava, temos outros ótimos jogadores como O Hobbit, de São Paulo, e Luffy do Rio de Janeiro


Para os novos jogadoresPara quem pretende ingressar no mundo competitivo do Smash, o site para se visitar é o 1upsmash, onde a maioria dos campeonatos são organizados, além das páginas da Team DASH SP e Aliança Delfino e claro, continuar ligado na N-Party para mais notícias sobre o jogo.

Isso conclui mais uma edição do guia. Fiquem ligados semana que vem para a próxima edição e se você perdeu alguma das edições anteriores você pode ver aqui o guia de Ultimate Marvel Vs Capcom 3 e Pokkén Tournament.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Datena é contratado como o mais novo narrador de League of Legends

Mylon é suspenso de dois jogos do CBLol após "comportamento ofensivo"

Anunciado retorno da mibr ao competitivo de Counter-Strike