Guia EVO 2016 - Ultimate Marvel Vs Capcom 3
Como alguns sabem, a Evolution Championship Series, ou EVO, é o maior palco para os Fighting Games do mundo e acontece em julho. A série existe com esse nome desde 2002 e vem sempre crescendo tanto em número de jogadores quanto de espectadores, chegando a 228.776 visualizações nas finais de Street Fighter IV ano passado. Com os jogos que participam do evento sempre mudando, às vezes você se vê assistindo um jogo que não conhece muito e não tem a menor ideia do que está acontecendo.
O objetivo desta série é informar o básico sobre todos os jogos que participam da EVO este ano de maneira semanal, para que você não fique perdido.
Hoje cobriremos Ultimate Marvel Vs Capcom 3 (UMvC3). O jogo possui um gameplay rápido e cheio de combos longos que podem ser um pouco difícil de acompanhar no começo, mas que você compreenderá melhor até o fim deste guia.
Sobre o jogo
UMvC3 foi o último jogo na série Vs da Capcom, que começou em 1994, e foi lançado para o XBox 360 e Playstation 3 em 2011 e para o PS Vita em 2012. Ele traz 50 personagens da Capcom e da Marvel, tanto conhecidos como Ryu e Wolverine quanto nem tão conhecidos como Strider Hiryu e Shuma-Gorath.
Os jogadores competem com times de três personagens de sua escolha, um que fica ativo e os outros dois ficam de suporte e podem ser chamados para realizar um ataque (Assist) e podem ser chamados para ficar no lugar do personagem ativo. Quando um Assist é acionado ele entra em campo, realiza um ataque e sai de tela, nesse tempo, se o oponente atacar o Assist ele pode ser combado assim como o personagem principal ativo.
Há também duas barras 'especiais' disponíveis aos jogadores, uma delas é o X Factor, que quando ativado aumenta a velocidade e o ataque do personagem além de recuperar um pouco de vida por um certo tempo. Quanto menos personagens vivos o jogador tiver no time mais tempo ficará ativo o X Factor.
A outra barra é a que permite a execução dos 'Hyper Combos' e que pode ser enchida até o nível 5. O 'Hyper Combo' é um ataque especial forte realizado por um personagem que pode ser seguido por um 'Delayed Hyper Combo' (DHC), que é quando um Assist realiza o 'Hyper Combo', se o jogador tiver pelo menos mais uma barra cheia após o primeiro. O jogador pode realizar também um 'Team Hyper Combo' (THC) em que dois ou os três personagens realizam um especial, dependendo de quantas barras estiverem disponíveis.
O jogo possui uma versão simplificada dos controles de seis botões de outros jogos como Street Fighter, com três botões para ataques leves, médios e pesados, um botão que lança o oponente no ar, e dois botões para os Assits. Normalmente os jogadores utilizam os Arcade Sticks que facilitam o acesso aos botões, o que ajuda bastante os jogadores devido ao alto número de ações por segundos que devem ser executadas causado pelo ritmo rápido do jogo, mas ainda há jogadores que utilizam os controles normais pois se sentem mais confortáveis com eles.
Campeonatos importantes
Além da própria EVO, que acontece entre os dias 15 e 17 de julho, o maior evento realizado para o jogo será o CEO 2016, que acontece entre os dias 24 e 26 de junho em Orlando, Flórida. Este fim de semana (14-15 de maio) acontece também a Canada Cup, que contará com grandes nomes do jogo. Aqui no Brasil também há eventos para o jogo, com a CACOMP Jam Arena, que aconteceu em abril e contou com os jogadores americanos EG Justin Wong e EG K-Brad. Em outubro também está previsto o campeonato Treta, que acontece em Curitiba e já contou com a presença de grandes jogadores como MCZ Tokido, Combofiend, além do campeão da EVO 2015, o KaneBlueRiver.
Jogadores para ficar de olho
Como já foi mencionado, BE KaneBlueRiver foi o campeão da EVO 2015, que contou com um top 8 sem EG Justin Wong, que levou o caneco em 2014, pela primeira vez desde que o jogo foi introduzido no campeonato em 2011. Outro campeão da EVO é PG FilipinoChamp, que é conhecido por ser um 'vilão' na FGC (Fighting Game Comunity) e tem uma pequena rixa com KaneBlueRiver.
Para os novos jogadores
Quem pretende começar a jogar UMvC3 pode se encontrar em uma situação complicada, pois em 2014 a Capcom perdeu a licença para distribuir jogos da Marvel, então só se consegue encontrar o jogo usado em sites ou lojas. Mas depois de conseguir uma cópia fica fácil aprender o jogo, pois há uma grande quantidade de informação e guias pela internet, além de um modo online que continua ativo e cheio de jogadores. E como a cena brasileira continua ativa você pode contar com eventos como o Treta e a CACOMP Arena Jam.
Isso conclui mais uma edição do guia. Fiquem ligados semana que vem para a próxima edição.
Comentários
Postar um comentário