Entenda o competitivo de CS:GO em 5 passos
O cenário competitivo de Counter Strike: Global Offensive pode ser bastante complicado de entender, para os que caíram de paraquedas no meio da E-League, campeonato que envolve times e organizações do mundo inteiro e está sendo televisionado pelo canal Esporte Interativo. As jogadas são muito rápidas, um round inteiro acontece em menos de dois minutos, os mapas são diferentes e as táticas mudam o tempo todo. Para isso, criamos esse guia:
1. Como funciona o jogo?
CS:GO é composto por dois times, os terroristas (TR) - cujo objetivo é plantar uma bomba C4 e garantir que ela exploda eliminando os inimigos - e os contra-terroristas (CT), que precisam matar os "TRs" ou desarmar a bomba. Isso tudo acontece em 1 minuto e 55 segundos se a bomba não for plantada ou em 40 segundos a partir do momento em que os terroristas armam a C4. Na metade dos rounds (quando a soma dos pontos de cada time equivale a 15), acaba o primeiro half e as equipes trocam de lado. Os CTs viram TRs e vice-versa. O tempo para desarmar a bomba é de 10 segundos.
2. Mapas
No competitivo, a Valve, organização idealizadora e criadora do jogo, selecionou sete mapas (o que seria chamado de fases em outros jogos) para serem escolhidos. São eles de_dust2, de_nuke, de_mirage, de_cache, de_cobblestone, de_overpass e de_train. Todos os mapas são de "defuse" apesar de existirem mapas em que o objetivo é resgatar um refém em vez de defusar a bomba. Todos os mapas contam com bomb site A e bomb site B (áreas delimitadas onde as bombas devem ser plantadas) e as bases TR e CT (onde nascem os jogadores antes de se posicionarem no mapa).
No resto, cada mapa tem sua particularidade: cantos para se esconder, lugares estratégicos para jogar as granadas de fumaça, incendiárias, passagens estreitas, lugares barulhentos onde se identifica um jogador de longe e cada uma dessas características tornam o mapa uma caixa de surpresas se não for estudado apropriadamente.
No resto, cada mapa tem sua particularidade: cantos para se esconder, lugares estratégicos para jogar as granadas de fumaça, incendiárias, passagens estreitas, lugares barulhentos onde se identifica um jogador de longe e cada uma dessas características tornam o mapa uma caixa de surpresas se não for estudado apropriadamente.
Exemplo de posições no mapa de_dust2
3. Economia de jogo
Dependendo de como um time joga o round, há uma diferença no "banco" dos players. Isto é, as armas, granadas e coletes/capacetes a prova de bala são comprados dependendo de quanto dinheiro o time conseguiu arrecadar das rodadas anteriores.
No primeiro round, todos os jogadores são obrigados a jogar com a pistola. No segundo, o time ganhador consegue forçar a economia e comprar armas um pouco melhores (ainda que não as ideais para o jogo, como Ak-47 ou M4) e algumas granadas, enquanto o outro time permanece só de pistolas. Se o mesmo time ganhar o terceiro round, ele estará muito bem equipado, enquanto o adversário ainda estará nas pistolas. Somente no quarto round a economia permite que tanto CTs quanto TRs consigam jogar de igual para igual. Chamamos essa rodada de "round armado".
Por isso, na maioria das vezes, quem ganha o primeiro round abre vantagem de 3x0 contra o oponente. São vários os fatores que interferem na economia: Plantar a bomba (mesmo que ela não exploda), matar inimigos (cada arma dá uma bonificação diferente), matar inimigos na faca (muito difícil e, portanto, vale muito dinheiro), não morrer de um round para o outro (ajuda na economia, pois o jogador não precisa comprar sua arma novamente, apenas as granadas), entre outras coisas.
No primeiro round, todos os jogadores são obrigados a jogar com a pistola. No segundo, o time ganhador consegue forçar a economia e comprar armas um pouco melhores (ainda que não as ideais para o jogo, como Ak-47 ou M4) e algumas granadas, enquanto o outro time permanece só de pistolas. Se o mesmo time ganhar o terceiro round, ele estará muito bem equipado, enquanto o adversário ainda estará nas pistolas. Somente no quarto round a economia permite que tanto CTs quanto TRs consigam jogar de igual para igual. Chamamos essa rodada de "round armado".
Round de pistolas durante o IEM Katowice
Por isso, na maioria das vezes, quem ganha o primeiro round abre vantagem de 3x0 contra o oponente. São vários os fatores que interferem na economia: Plantar a bomba (mesmo que ela não exploda), matar inimigos (cada arma dá uma bonificação diferente), matar inimigos na faca (muito difícil e, portanto, vale muito dinheiro), não morrer de um round para o outro (ajuda na economia, pois o jogador não precisa comprar sua arma novamente, apenas as granadas), entre outras coisas.
Do mesmo jeito que existem posicionamentos específicos em esportes como futebol, basquete e vôlei, o Counter Strike também demanda esse tipo de estratégia. Quanto mais flexibilidade tiver um time, melhor. As principais posições, as essenciais são: Entry Fragger, Sniper, Playmaker e Lurker.
- Entry Fragger (Apenas para o lado dos terroristas): É um jogador agressivo, o primeiro a entrar em alguma área quando o time vai executar uma estratégia. Geralmente é quem inicia o combate e mata o primeiro oponente CT do round e, por isso, muitas vezes acaba sendo o primeiro que morre também;
- Playmaker: Abre brechas no outro time, faz o "trade kill" (é morto mas mata um oponente) e deve ser bastante agressivo também;
- Sniper (AWPer): É o jogador mais cauteloso e paciente. Tem uma boa visão de jogo e se posiciona estrategicamente no mapa para matar a distância;
- Lurker: Nunca está junto com o time. O lurker busca informações como onde a C4 será plantada, para onde o time oponente está se dirigindo etc. É o jogador que fica, como o nome sugere, à espreita;
Durante a narração de um jogo, você escutará alguns termos específicos do jogo. São eles:
- Clutch: Quando o último jogador vivo de um time vence o round contra um ou mais jogadores do outro time;
- Ace: Quando um único jogador mata todos do outro time;
- Ninja defuse: Quando a bomba está plantada e os contra-terroristas defusam a bomba sem ninguém do time terrorista ver (o que é bastante difícil, uma vez que a bomba plantada está sempre bem guardada no bomb site);
- MVP ou Most Valuable Player: Trata-se do jogador mais importante da partida, que teve as melhores decisões;
- Defuse: É o ato de desarmar a bomba, mas chamamos de "defuse" o equipamento comprado pra desarmar a bomba mais rapidamente, em 5 segundos;
- Split: Tática utilizada por um time quando usam mais de um caminho diferente para chegar no mesmo bomb site;
- Fake: Outra estratégia que consiste em uma parte do time ir em direção a um bomb site, mas no último momento, mudar o percurso e entrar no outro bomb-site;
- Dois tempos: Parecida com o Fake, essa tática se baseia em fingir que recuou de um bomb-site, apenas para atacá-lo pouco tempo depois, esperando que o outro time já tenha ido em outra direção;
Pra você não ficar de fora da conversa
Atualmente, o melhor time do mundo é composto por jogadores brasileiros, a Luminosity Gaming. Conseguiram esse título depois de vencerem alguns campeonatos neste ano, inclusive a MLG Columbus, o "Major", campeonato mais importante da categoria e com a premiação mais alta da história do CS:GO, de U$500.000,00 para o primeiro colocado. Ainda, representando o Brasil lá fora, temos a equipe da Immortals (ex-TempoStorm) e a recém chegada nos Estados Unidos, a WinOut. Aqui no Brasil, o melhor time do cenário é a g3x, que desde que foi "reformada", está invicta, com vitória em 21 mapas e com planos para se juntar às outras equipes brasileiras lá fora.
A discussão acerca do melhor jogador do mundo é sempre polêmica. Há pouco tempo, Olof "olofmeister" Kajbjer, jogador do Fnatic, ocupava o lugar de melhor player, mas acabou machucando o pulso há dois meses e desde então, Fnatic, que estava em primeiro lugar do ranking mundial, caiu para quarto. Muitos afirmam que o brasileiro Marcelo "coldezera" David é o melhor do mundo, principalmente depois de sua atuação icônica no Major e também por seu time ser o primeiro do ranking.. Há ainda quem diga que Nicola "niko" Kovac seja o melhor do mundo, apesar de jogar no pequeno Mousesports, mas, novamente, essa é sempre uma discussão inconclusiva.Os campeonatos acontecem o tempo todo. Os de maior importância, no entanto, são os campeonatos da ESL Pro League, a IEM (Intel Extreme Masters), as Dreamhacks, ligas da FaceIt (ECS) e a E-League, que acontecem pelo menos mensalmente (de forma alternada). Algumas etapas são apenas online e outras, presenciais, em grandes estádios e com público gigante. Por fim, claro, os "Majors", campeonatos mundiais mais almejados por todas as equipes, que acontecem três vezes por ano, no início, meio e fim. Todos esses campeonatos são transmitidos por canais da Twitch ou Azubu TV, com exceção da E-League, que além de ter canal de transmissão online, está sendo televisionada pelo Esporte Interativo.
Comentários
Postar um comentário