Guia EVO 2016 - Guilty Gear Xrd - Revelator


Como alguns sabem, a Evolution Championship Series, ou EVO, é o maior palco para os Fighting Games do mundo e acontece em julho. A série existe com esse nome desde 2002 e vem sempre crescendo tanto em número de jogadores quanto de espectadores, chegando a 228.776 visualizações nas finais de Street Fighter IV ano passado. Com os jogos que participam do evento sempre mudando, às vezes você se vê assistindo um jogo que não conhece muito e não tem a menor ideia do que está acontecendo.

O objetivo desta série é informar o básico sobre todos os jogos que participam da EVO este ano de maneira semanal, para que você não fique perdido.

No guia de hoje cobriremos o Anime Fighter deste ano na EVO, Guilty Gear Xrd - Revelator, o novo jogo da série Guilty Gear.

Sobre o jogo

A série Guilty Gear começou em 1998 no PlayStation e foi muito bem recebida pela crítica e público, sendo considerado até hoje um dos melhores jogos de luta, de todos os tempos. A franquia acabou se expandindo e até agora conta com 17 jogos, e a 'sequência espiritual' BlazBlue. Guilty Gear Xrd foi lançado em 2014 e participou do lineup da EVO em 2015, mas logo após a EVO o update do jogo, Xrd - Revelator, chegou aos arcades japoneses e chegou agora, em junho, para os consoles fora do Japão.

Revelator traz os 17 personagens da versão anterior mais seis personagens novos, todos tendo personalidades e mecânicas bem diferentes entre si, como Zato-1 que pode controlar uma sombra nas partidas, o que o ajuda muito no neutro e em combos. Sendo um Anime Fighter, o jogo possui sprites 2D muito bem animados para os personagens, cada um com seu design próprio e bem diferente.

O jogo possui duas barras disponível para os jogadores, as Burst e a Tension. A barra Burst se enche com o tempo e conforme o personagem vai levando dano, e pode ser usada para fazer um Gold Burst ou um Blue Burst. Ambos servem como um 'combo breaker', o Blue Burst pode ser acionado quando o personagem está em uma situação de defesa e joga o oponente para longe. Já o Gold Burst pode ser acionado apenas no neutro, e se acertar o oponente, além de separar os dois, enche a barra Tension de quem realizou o Burst e ao contrário do Blue Burst ele é invencível após realizado.

A Tension se enche atacando o oponente, ou simplesmente andando na direção dele, e pode ser usada para realizar um Roman Cancel, que serve para cancelar a animação de um ataque realizado, permitindo ao jogador estender um combo ou a pressão realizada no oponente. Há três tipo de Roman Cancels, o amarelo, que custa um quarto da barra e não pode ser utilizado se o oponente estiver em hitstun ou blockstun; o vermelho, que custa metade da barra e pode ser utilizado durante o hitstun ou blockstun, e serve para estender o combo ou a pressão no oponente; e o roxo, que custa metade da barra e cancela um ataque no final da animação e é bem situacional.

Outra finalidade da barra Tension é realizar um Overdrive, que é como um 'Super' de outros jogos, ou seja, um ataque especial que causa bastante dano. Normalmente ele custa metade da barra Tension, mas ele pode ser tranformado em um Burst Overdrive, que gasta metade da barra Tension e metade da Burst e é um versão mais forte do ataque e que normalmente possui invulnerabilidade no início.

O jogo possui outras particularidades e técnicas, como Instant Block e Faultess Defense, que são maneiras diferentes de bloquear ataques, há também golpes que matam o oponente instantaneamente, mas dificilmente você os verá sendo utilizados em partidas sérias. Na nova versão foi adicionado a possibilidade de evitar levar um grab dando um grab no mesmo momento que o oponente.


Campeonatos importantes

Você pode encontrar GGXR na maioria dos campeonatos, com o próximo grande evento que contará com o jogo sendo o CEO, na Flórida, seguido pela EVO em julho. Após a EVO, o maior evento com o jogo deve ser a Canada Cup, em outubro. Também fazendo parte do famoso campeonato semanal Wednesday Night Fights de vez em quando.


Jogadores para ficar de olho

Guilty Gear é um jogo que é dominado pelos japoneses, ano passado tendo apenas um americano no top 8, Zidane, e sete japoneses, entre eles Ogawa, que acabou levando o caneco para casa, ODG Nage, que ficou em segundo e Woshige que sofreu um dos momentos mais falados da EVO ano passado quando pensou que tinha ganhado o round e se levantou para comemorar mas não tinha terminado e ele acabou perdendo.



Para os novos jogadores

Para quem quiser começar a jogar Guilty Gear mas não sabe muito sobre jogos de luta, esta versão possui um tutorial e modos de desafio que ensinam muito bem os básicos e até alguns conceitos mais avançados como option selects além de um online ótimo. Para quem quiser jogar sozinho o jogo conta com um modo de capítulos para jogar, além dos desafios e tutoriais já mencionados e para quem gosta de animes o jogo possui um modo história de cerca de duas horas que não possui gameplay, apenas animação.

Isso conclui a edição dessa semana do guia, fique de olho semana que vem para o próximo e se quiser ver as edições anteriores você pode clicar aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Datena é contratado como o mais novo narrador de League of Legends

Mylon é suspenso de dois jogos do CBLol após "comportamento ofensivo"

Anunciado retorno da mibr ao competitivo de Counter-Strike