Guia EVO 2016 - Killer Instinct
Como alguns sabem, a Evolution Championship Series, ou EVO, é o maior palco para os Fighting Games do mundo e acontece em julho. A série existe com esse nome desde 2002 e vem sempre crescendo tanto em número de jogadores quanto de espectadores, chegando a 228.776 visualizações nas finais de Street Fighter IV ano passado. Com os jogos que participam do evento sempre mudando, às vezes você se vê assistindo um jogo que não conhece muito e não tem a menor ideia do que está acontecendo.
O objetivo desta série é informar o básico sobre todos os jogos que participam da EVO este ano de maneira semanal, para que você não fique perdido.
Hoje falaremos do jogo que retomou a série de sucesso dos anos 90, Killer Instinct para o XBox One.
Sobre o jogo
Em 1994, a foi feita uma parceria com a Nintendo que permitia a Midway desenvolver e publicar jogos no hardware da Nintendo, e o primeiro jogo a nascer dessa parceria foi Killer Instinct, desenvolvido pela Rare, que foi lançado neste mesmo ano para os arcades e no ano seguinte para o Super Nintendo. O jogo fez tanto sucesso que uma sequência foi logo feita e alcançou os arcades e o Nintendo 64 em 1996. Mas após o lançamento do Gamecube em 2002 a Rare foi comprada pela Microsoft e a franquia ficou parada, até a Double Helix Games lançar um reboot da série em 2013 para o XBox One.
O jogo está atualmente na terceira temporada, ou seja, já recebeu duas atualizações de personagens, trazendo o número de personagens selecionáveis para 25, incluindo personagens icônicos da série como Fulgore e Glacius, personagens novos como Kan-Ra e personagens de outras franquias como Arbiter,de Halo, e General RAAM, de Gears of Wars.
Killer Instinct (KI) é, no geral, um jogo mais ofensivo bem focado no sistema de combos, mas com ótimas opções defensivas que permitem bons jogadores escaparem de combos e virar o jogo. O sistema de combos é bem simples, podendo cancelar auto-doubles (que são ataques normais com dois hits) em especiais até o jogador finalizar o combo ou encher a barra KV, que aparece na tela ao se iniciar um combo, que faz o jogador recebendo o combo ser lançado para longe do alcance do outro.
Mas ao receber um combo o jogador não fica sem opções, ele pode realizar um Combo Breaker se acertar o tempo e a força (Light, Medium ou Heavy) do ataque do oponente, o que faz com que o jogador que está atacando tenha que misturar a força e o tipo de ataque no combo para evitar um Combo Breaker. O Combo Breaker não causa dano, mas volta o jogo para o neutro. Se o jogador errar o tempo ou a força do Combo Breaker ele fica sem opções por 3 segundos, permitindo ao oponente realizar o combo mais forte sem medo de levar um Breaker. Há também o Counter Breaker, que o jogador que está fazendo o combo pode fazer se ele ler que o oponente vai usar um Combo Breaker, mas o Counter Breaker não pode ser usado em reação e se for usado na hora errada deixa o jogador sem ações por 4 segundo.
Além da barra KV, os jogadores tem sempre duas outras barras à disposição: o Shadow Meter e a barra Instinct. O Shadow Meter se enche ao usar ou bloquear um ataque e tem duas barrinhas. Há dois usos para o Shadow Meter, usar um Shadow Move, que é como uma versão EX dos especiais, tendo diferentes propriedades dependendo do ataque, e o Shadow Counter, que pode ser acionado quando está bloqueando um ataque. Se o jogador acionar o Shadow Counter no momento em que ele receberia um ataque ele nega o dano que receberia e realiza um ataque no oponente, mas se acionar cedo ou tarde demais ou receber outro hit antes de começar o ataque do Counter, nada acontece.
Já a barra Instinct se enche quando o jogador leva dano ou realiza um Combo Breaker. Quando cheia ela pode ser acionada para entrar no modo Instinct, cada personagem tem um Instinct diferente, como vários projéteis, habilidade de cancelar qualquer ataque ou ter um hit de armor. Assim como o Shadow Meter, a barra Instint não demora muito para se encher, o que incentiva os jogadores a estarem sempre usando os recursos disponíveis.
A coisa mais parecida com Supers neste jogo é o Ultra Combo, que só pode ser realizado quando o oponente tem 15% ou menos de vida. O Ultra Combo não pode ser quebrado com Combo Breakers e pode ser cancelado acionando o Isntinct, o que faz com que o jogador possa realizar um combo no oponente sem vida e ganhar Shadow Meter antes do início do próximo Round, já que entre Rounds você mantém todos os seus recursos, incluindo a vida, que não se regenera, e a posição na fase, assim como em Mortal Kombat X.
Campeonatos importantes
Como falta pouco para a EVO não há muitos eventos para assistir antes dele além do CEO, que está rolando este fim de semana (24-26). Mas há um circuito próprio do jogo chamado Killer Isntinct World Cup que acontece uma vez por ano. Este ano já aconteceu a final mas você pode encontrar mais detalhes sobre a edição do ano que vem, incluindo os vários eventos classificatórios neste site.
Jogadores para ficar de olho
Rico Suave foi o vencedor da EVO 2015 e da Killer Instinct World Cup 2016, então ele é um dos favoritos para a EVO este ano. Gutter Magic e My God foram os vices na EVO e na World Cup respectivamente, e UA Bass foi o único jogador, além de Rico Suave, que conseguiu chegar no top 8 de ambos os eventos, e é o único deles que estará presente no CEO este ano.
Para os novos jogadores
O jogo atualmente está disponível par XBox One e Windows 10 e ainda conta com apoio dos desenvolvedores, com o último update com personagens tendo sido lançado em março. O jogo conta com um tutorial e um modo online muito bom, além de ter o modo Shadow Lab, que analisa o estilo do jogador e cria uma CPU com o mesmo estilo e maneirismo do jogador, copiando até os momentos que o jogador usa o taunt. Para quem pretende entrar no competitivo do jogo há um excelente guia online que cobre todas as mecânicas do jogo, você pode acessá-lo aqui.
Isso conclui a edição dessa semana do guia, fique de olho semana que vem para a última edição do guia, onde cobriremos Tekken 7, se quiser ver as edições anteriores você pode clicar aqui.
Comentários
Postar um comentário